Todos os anos, em Novembro, durante a
Semana da Ciência e da Tecnologia, universidades,
instituições científicas, escolas, associações e museus
abrem as suas portas para dar a conhecer as actividades que
desenvolvem, através de um contacto directo com o público.
Como vem sendo hábito, o CES associa-se uma vez mais à
Agência Nacional Ciência Viva, convidando o público a
participar nas suas actividades de promoção da cultura
científica.
O Evangelho Segundo S.
Mateus 22 de Novembro de 2010, 21.30, Teatro da Cerca de São
Bernardo
Sessão aberta ao público
Visionamento do filme “O Evangelho Segundo S. Mateus”
(1964) de Pier Paolo Pasolini, seguido de debate com o deputado
do Bloco de Esquerda e investigador do Centro de Estudos
Sociais (CES), José Manuel Pureza.
Considerado pelo Vaticano um dos melhores filmes sobre a
religião de todos os tempos, a obra de Pasolini conta a vida
de Jesus Cristo seguindo de perto o evangelho de São Mateus. O
Cristo pasoliniano é, contudo, um Cristo revolucionário que
reage violentamente à hipocrisia e à falsidade dos homens.
O filme enquadra-se no ciclo de cinema ‘Fé?’ organizado pelo Observatório para
a Política da Diversidade Cultural e Religiosa na Europa do
Sul (POLICREDOS) do CES, em que são apresentadas diversas
visões sobre a fé (ou as fés) na sua relação com algumas
das questões incontornáveis no estudo das sociedades
contemporâneas: o poder, a sexualidade, a política, as
identidades culturais.
DISCUTIR O RACISMO NA CULTURA
POPULAR 25 de Novembro de 2010, 17 às 19h, Sala de Seminários
do CES
Sessão aberta ao público
Nesta actividade, iremos debater como a cultura popular tem
reproduzido imaginários racistas. Para tal, serão
visualizados e discutidos inúmeros exemplos produzidos no
contexto português e noutros contextos ocidentais,
designadamente banda desenhada, livros e filmes infantis,
filmes de acção, séries humorísticas, documentários e
publicidade.
Esta actividade enquadra-se no âmbito do projecto financiado
pela Fundação para a Ciência e Tecnologia “'Raça' e
África em Portugal: um estudo sobre manuais escolares de
história", coordenado pela investigadora do CES Marta Araújo.