A International Network for Economic Method pretende promover vínculos entre investigadores que trabalham sobre o método económico, economistas de diferentes áreas e académicos de disciplinas afins. Tem como objetivo servir todos os que desenvolvem uma reflexão sobre as metodologias em economia, assim como em outras ciências sociais relacionadas.
A INURA é uma rede internacional de pessoas e grupos envolvidos em investigação e ação nos municípios e nas cidades, sobre temas relacionados com formas de resistência à desigualdade de direitos, principalmente em contexto urbano.
A ISTR é uma organização que visa desenvolver uma comunidade global crescente de académicos e de todos os interessados, com o objetivo de criar, discutir e desenvolver conhecimento de excelência relacionado com o Terceiro Setor, e o seu impacto no desenvolvimento e bem-estar planetário e da humanidade à escala internacional.
A rede LEF reúne investigadores que realizam etnografia linguística no Reino Unido e em outros locais. Visa estudar um conjunto de trabalhos realizados no passado e trabalhos em curso, de forma a identificar questões-chave, e estabelecer debates metodológica e teoricamente sintonizados.
A METROPOLIS Portugal é uma rede fundada pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. No âmbito nacional, inclui o CES, a SociNova (Universidade Nova de Lisboa), e o Centro de Estudos Geográficos da Universidade Clássica de Lisboa. Esta rede faz parte integrante da Metropolis Internacional, uma rede mundial de unidades de investigação, intervenientes e organizações políticas relacionadas com as migrações.
A OBIMID é uma rede que reúne instituições de ensino superior e de investigação que desenvolvem trabalho sobre políticas públicas e direitos humanos, mobilidade humana, migrações e desenvolvimento, com particular destaque para o espaço ibero-americano. A Rede tem como objetivo principal a produção e divulgação de conhecimento sobre estas temáticas, para uma melhor compreensão dos fenómenos migratórios contemporâneos.
O projeto PHI, Património Histórico & Cultural Ibero-americano, propõe o desenvolvimento de um sistema de informação global inovador, com base nas potencialidades do mundo universitário, permanentemente atualizado. Um sistema útil, aberto e segmentado em função da diversidade de procura previsível sobre as características e o estado dos imóveis atualmente identificados como património. O seu objetivo é criar uma plataforma que permita um melhor conhecimento do valor estratégico do património, assim como uma gestão mais eficiente desta herança comum, de modo a ativar a sua capacidade de ordenamento do espaço habitado.
A RAP tem como objetivo promover a democracia participativa a nível local, facilitar a troca de experiências, ampliando novos mecanismos de envolvimento dos cidadãos na gestão pública nas autarquias, promover a capacitação dos atores envolvidos nos processos participativos, manter um sistema de informação atualizada sobre os mecanismos de democracia participativa no país, reforçar uma gestão pública transparente e promover relações de cooperação internacional com outras redes e estruturas.
A rede tem como objetivo o desenvolvimento do espírito de comunidade entre os investigadores na área das Relações Internacionais; a promoção da cooperação entre investigadores das diferentes instituições, áreas e escolas de pensamento; a projeção internacional da investigação realizada em Portugal; e a recolha e organização da informação sobre a investigação realizada em Portugal.
A RET tem por objetivo incentivar a colaboração e divulgação de atividades de núcleos de estudos e grupos de pesquisa da área de trabalho no Brasil e no exterior. A RET adota o princípio da disseminação do conhecimento através da Internet, divulgando atividades e a produção de pesquisadores das várias disciplinas das ciências humanas que tratem do mundo do trabalho.
A rede ABET foi fundada em 1989, com o objetivo de desenvolver atividades académicas e científicas que difundam resultados de pesquisa e promovam o debate sobre questões relativas ao trabalho no Brasil.
A Rede Rural Nacional (RRN) é uma estrutura de ligação entre agentes com papel ativo no desenvolvimento rural, que pretendam partilhar as suas experiências e conhecimentos, melhorar o desempenho e obter melhores resultados. À RRN podem aderir agentes do desenvolvimento rural localizados em qualquer zona do país. A RRN atua como uma plataforma de divulgação e partilha de informação, de experiência e de conhecimento, pressupõe uma atuação que desenvolva a partilha e a cooperação em torno das ações a concretizar com o objetivo de melhorar a aplicação dos programas e medidas de política de desenvolvimento rural e a qualificação da intervenção dos agentes implicados no desenvolvimento rural.
A SDN é uma rede internacional de académicos e técnicos que visam promover os estudos sociais da ciência e tecnologia. Pretende-se explorar processos democráticos no desenvolvimento, condução e utilização da ciência e tecnologia.
Fundada em 2010, a rede SVAC aborda questões em torno da violência sexual em conflitos armados. Numa série de reuniões e oficinas, académicos interdisciplinares e peritos de ONGs comparam casos de estudo de diferentes zonas de guerra e de conflito, incluindo abordagens teóricas multifacetadas. O grupo promove ainda o desenvolvimento sistemático de questões e metodologias de investigação.
constitui uma rede de académicos, técnicos, ativistas e instituições dedicadas aos estudos sobre mulheres e género, investigação feminista, incluindo os temas dos direitos das mulheres, igualdade de género e diversidade