Conversa + Debate | SHARP Talks

Pode o corpo da mulher falar? Reflexões sobre o caso Imane Khelif e o que se espera do corpo feminino no desporto de elite

Ana Lúcia Santos (CES)

30 de outubro de 2024, 15h00 (GMT)

Evento em formato digital

A evolução da participação de mulheres no desporto tem sido marcada por muitos desafios poucas oportunidades. Em 2024, mais de 100 anos após as primeiras Olimpíadas modernas, Paris acolheu os primeiros Jogos Olímpicos com paridade de género nas competições. Embora este marco simbolize progresso em direção à igualdade de género ao mais alto nível, mulheres com características sexuais não normativas, nomeadamente mulheres trans e intersexo, continuam a enfrentar obstáculos consideráveis. Exemplos disso incluem a controvérsia em torno da pugilista argelina Imane Khelif nos Jogos de Paris, a ausência de figuras do atletismo como Caster Semenya e a falta de participação de atletas trans. Nesta apresentação, tomando como estudo de caso as regras do atletismo e a polémica em torno de Khelif no boxe, exploraremos as técnicas de gestão dos corpos e a manutenção da ordem sexual, centrando-nos na regulação hormonal e nas características sexuais.

Nota biográfica

Ana Lúcia Santos desenvolve investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) desde 2012, integrando projetos de investigação relacionados com cidadania e sexualidades LGBTQI+. É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutora em Estudos Feministas pela mesma Faculdade com uma tese sobre regulação de corpos sexualmente não normativos no desporto. Para além do trabalho académico, esteve envolvida no ativismo LGBTQI+ em Portugal, tendo sido uma das cofundadoras da Plataforma Anti-Homofobia e Transfobia de Coimbra.
________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/83134999819 | ID: 831 3499 9819 | Senha: 774273

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.