Grupo de Leitura
Leituras difrativas: Autismo, Neurodiversidade e Deficiência
26 de maio, 28 de julho, 29 de setembro e 24 de novembro de 2025 | 14h00-16h00
Evento em formato digital
Programa
26 de maio, 14h-16h. Interseções entre a política da neurodiversidade e o modelo social da deficiência
Ne’eman, A., & Pellicano, E. (2022). Neurodiversity as politics. Human development, 66(2), 149.
Lawson, A., & Beckett, A. E. (2020). The social and human rights models of disability: towards a complementarity thesis. The International Journal of Human Rights, 25(2), 348–379. https://doi.org/10.1080/13642987.2020.1783533
Apresentação de textos: Rita Serra e Fernando Fontes
Leitores convidados: Catarina Vitorino e Adelaide Cruz (a confirmar)
28 de julho, 14h-16h. Diálogos entre a neurodiversidade e os mad studies
Brigit McWade, Damian Milton & Peter Beresford (2015) Mad studies and neurodiversity: a dialogue, Disability & Society, 30:2, 305-309, DOI: 10.1080/09687599.2014.1000512
Apresentação de textos: Andreia Dickinson e Tiago Pires Marques
Leitores convidados: Tiago Pires Marques; Cláudia Nogueira; Jijian Voronka; Luis Sá Fernandes (a confirmar)
Notas biográficas
Cláudia Nogueira, PhD em Sociologia, é investigadora associada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e membro da equipa portuguesa da FRANET (2022-2026) – a rede de investigação multidisciplinar da Agência dos Direitos Fundamentais da UE. Tem participado em projetos de investigação no domínio das políticas públicas de saúde mental e da deficiência. Participou, designadamente, num estudo pioneiro em Portugal sobre a desinstitucionalização psiquiátrica e, mais recentemente, no projeto “Proteção dos Direitos Fundamentais das Pessoas com Deficiência que vivem em instituições”. Os seus atuais interesses de investigação passam, sobretudo, por questões relacionadas com a crítica ao reducionismo biomédico, integralidade nas políticas de saúde, abordagens/epistemologias “outras” no cuidado ao sofrimento psíquico e papel da dimensão espiritual na ética do cuidado.
Jijian Voronka is an Associate Professor in the Department of Interdisciplinary and Critical Studies at the University of Windsor, Ontario, Canada, Treaty 2 territory. A madwoman for life, her research uses Critical Disability and Mad Studies to explore: the consequences of equity diversity and inclusion practices for disabled people; sites of confinement in the age of deinstitutionalization; and teaching and learning through disability justice frameworks. She is invested in working collaboratively with others who are often labeled difficult or different to co-produce knowledge.
29 de setembro, 14h-16h. Coocorrências e doenças crónicas
Shaw, S. C., Carravallah, L., Johnson, M., O’Sullivan, J., Chown, N., Neilson, S., & Doherty, M. (2023). Barriers to healthcare and a ‘triple empathy problem’ may lead to adverse outcomes for autistic adults: A qualitative study. Autism, 28(7), 1746-1757. https://doi.org/10.1177/13623613231205629 (Original work published 2024)
Apresentação de textos: Sofia Perestrelo e Mara Pieri (a confirmar)
Leitores convidados: Sofia Perestrelo, Mara Pieri e Ana Be Pereira (a confirmar)
Nota biográfica
Sofia Perestrelo, Especialista em medicina geral e familiar desde 2008 na ULS de Matosinhos. Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Membro do conselho consultivo da Associação Portuguesa Voz do Autista (APVA).
24 de novembro, 14-16h. Investigação inclusiva com pessoas vulnerabilizadas: questões éticas e metodológicas
Nicolaidis, C., Raymaker, D., Kapp, S. K., Baggs, A., Ashkenazy, E., McDonald, K., Weiner, M., Maslak, J., Hunter, M. & Joyce, A. (2019). The AASPIRE practice-based guidelines for the inclusion of autistic adults in research as co-researchers and study participants. Autism, 23(8), 2007-2019.
Botha, M. & Cage, E. (2022). “Autism research is in crisis”: A mixed method study of researcher’s constructions of autistic people and autism research. Frontiers in Psychology. 13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1050897
Barnes, C. (2003). What a Difference a Decade Makes: Reflections on doing ‘emancipatory’ disability research. Disability & Society, 18(1), 3–17. https://doi.org/10.1080/713662197
Apresentação de textos: Rita Serra, Fernando Fontes e Andreia Dickinson
Leitores convidados: Paula Campos Pinto, Júlia Garraio