Teses Defendidas

Salvaguarda e valorização do património edificado da Ilha de Moçambique. Contributos para uma estratégia de intervenção sustentável

Isequiel Alcolete

Data de Defesa
29 de Janeiro de 2025
Programa de Doutoramento
Patrimónios de Influência Portuguesa
Orientação
José António Raimundo Mendes da Silva e Luís Eugénio da Silva Lage
Resumo
O World Heritage Committee, em 2016, alerta para as observações do ICOMOS e do ICCROM relativas às ameaças à autenticidade da Ilha de Moçambique, inscrita na Lista do Património Mundial pela UNESCO desde 1991, resultantes das intervenções construtivas de génese emergente face aos novos modelos de habitar e as novas dinâmicas locais.

Esta tese de doutoramento tem como objetivo contribuir, por via científica, para a definição de estratégia de intervenção no edificado da Ilha de Moçambique que permita conciliar a salvaguarda e valorização do BEM com a sustentabilidade das operações e as expetativas de melhoria da qualidade vida.

A metodologia da investigação está sustentada em três pilares: i) caraterização construtiva, do desempenho e do estado de conservação ii) diagnóstico e proposta de estratégias de intervenção; iii) Análise crítica e ações prospetivas.

Para tal, antes de analisar os casos de estudo, identifica-se os tópicos centrados no objeto de estudo. Aborda-se, também, as caraterísticas mais relevantes arquitetónicas, construtivas e gerais do património edificado da Ilha de Moçambique, descritas nos documentos mais relevantes: científicos, normativos e do ICOMOS.

Em seguida, é realizada a caraterização sistémica dos casos de estudo, onde são apresentados e sintetizados os protótipos dos modelos construtivos.

O resultado é um modelo de intervenção sustentável, um novo quadro referência de valores do edificado e uma proposta de categorias que transmitem o VUE, que concilie as premissas da inscrição na Lista do Património Mundial, com a valorização dinâmica do BEM, suportada por ações em três domínios principais:
- Proteção e valorização dos saberes técnicos associados ao edificado existente;
- Proteção e valorização do ambiente;
- Melhoria progressiva da qualidade de vida da comunidade local.

Palavras-chave: Ilha de Moçambique, Património mundial, Património construído, Sustentabilidade e Desenvolvimento local