EMCCINNO
EMpowering CCIs to boost systemic INNOvation for sustainable climate transition
As alterações climáticas são uma ameaça premente e a Europa enfrenta um desafio significativo para as enfrentar com urgência. A UE estabeleceu objetivos climáticos ambiciosos, como a meta do Pacto Ecológico de reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa em pelo menos 55% até 2030. Mas este desafio também envolve transformações sociais e culturais profundas. Neste contexto, as Indústrias Culturais e Criativas (ICC) desempenham um papel crucial na transição climática, sensibilizando, mudando imaginários e contribuindo para a sustentabilidade económica e a inovação.
No entanto, as ICC, especialmente as pequenas e médias organizações, são vulneráveis devido aos recursos limitados e à sua fragmentação, o que é intensificado pelas consequências negativas das alterações climáticas. Estas organizações necessitam urgentemente de ferramentas testadas, para melhorar a sua capacidade de adaptação rápida e de trazer contributos significativos para a transição climática.
As Empresas Sociais Culturais e Artísticas, dentro das ICC, trabalham em estreita proximidade com os/as cidadãos/ãs e em cooperação com os atores locais, o que as torna singularmente capazes de identificar exigências sociais e ambientais emergentes. Com base neste conhecimento cidadão e criativo, propõem soluções inovadoras e criativas, com um potencial único para influenciar valores e atitudes e inspirar projetos dentro e fora do setor.
O projeto EMCCINNO (Capacitar as ICC para impulsionar a Inovação sistémica para uma transição climática sustentável) reúne os domínios das ICC, da transição climática e das empresas sociais. Tem como objetivo refinar, testar, validar e escalar modelos de negócio sustentáveis, implementando-os em protótipos para impacto no mundo real em ICC de pequena e média dimensão.
Centrando-se em empresas sociais culturais e artísticas, o projeto envolve cinco organizações diversas de cinco países membros da UE que irão conceber e testar protótipos com base nas suas necessidades de transição para a sustentabilidade, apoiadas por investigadores ao longo de todo o processo, contribuindo, assim, para os objetivos climáticos da UE.
Este projeto Europeu é coordenado a partir do CNRS - Centre National De La Recherche Scientifique, por Francesca Petrella, e envolve 13 parceiros científicos e organizações artísticas e culturais. O CES e a Culture Action Europe são responsáveis pelo WP6 – Ampliação do impacto e consolidação ao nível da UE.
Projeto financiado pelo programa Horizonte Europa, ref.ª101178706.
A nível translocal, o projeto EMCCINNO produzirá um conjunto de medidas que serão transferíveis, escaláveis e poderão ser adotadas por diversas entidades de diferentes ICC. O processo de aperfeiçoamento e ensaio será sistematizado num enquadramento que inclui modelos de negócios sustentáveis e ferramentas específicas. Estes estarão disponíveis num website sob a forma de componentes modulares interligadas.
Será estabelecida uma comunidade de aprendizagem entre os parceiros do projeto EMCCINNO, partilhando conhecimentos científicos, artísticos e práticos ao longo do processo de prototipagem e sistematização, contribuindo tanto para os pilotos individuais como para os objetivos comuns. Esta comunidade será alargada para além dos limites do projeto com a criação de uma Comunidade de Prática (CoP), apoiando a disseminação e adoção destas ferramentas por diferentes ICC.
Serão organizadas sessões de formação, abertas a pequenas/médias ICC em cada país, com base num currículo e materiais produzidos durante o projeto, que ficarão disponíveis, para serem utilizadas para ministrar formação a entidades interessadas no setor das ICC.
Serão produzidas recomendações políticas a nível europeu a partir dos pilotos, da CoP e do envolvimento dos decisores políticos e das partes interessadas das redes da Culture Action Europe e da EMES – International Research Network.
Serão produzidas intervenções artísticas e publicações científicas para disseminação dos resultados do projeto.
AMU - Universite D'aix Marseille
Be.Time
CNRS - Centre National De La Recherche Scientifique (coord.)
Culture Action Europe
EMES - International Research Network
Friche La Belle De Mai
GFZ - Helmholtz Zentrum Potsdam Deutsches Geoforschungszentrum
Greenformation KFT
JAAC - Jazz Ao Centro Clube
KÖME - Kulturalis Orokseg Menedzserek Egyesulete
Nomad Garden SL
ZK/U - Kunstrepublik E.V.