ECOSOC - Oficina de Ecologia e Sociedade

Encontro

Cartografias dos conflitos de justiça ambiental em Portugal: Lançamento do projeto EJMapping

5 de dezembro de 2025, 9h30-17h00

Sala 1, CES | Alta + Online

Os conflitos de justiça ambiental estão a aumentar por todo o mundo, incluindo em Portugal, na medida em que se expandem atividades económicas industriais e agroindustriais, energéticas, de mineração, infraestruturas de transportes, turísticas, entre outras. O EJMapping: Contra-mapear conflitos de justiça ambiental na periferia europeia: o caso de Portugal propõe uma investigação de ação participativa qualitativa-quantitativa dos conflitos e movimentos por justiça ambiental em Portugal. Os objetivos principais são caracterizar diferentes entendimentos sobre o que é a justiça ambiental, analisar conflitos ambientais em Portugal e propor soluções para um desenvolvimento justo e sustentável. Procura-se gerar conhecimento prático para enfrentar as injustiças ambientais e promover caminhos para uma “sustentabilidade justa”, através da adequação de conceitos, métodos e estratégias. 

Para responder a estes objetivos, o projeto propõe combinar métodos de mapeamento de conflitos estando comprometido a ouvir as perspetivas de quem habita os territórios e/ou com eles estabelece uma relação de proximidade - abordagem à qual chamamos, "contra-mapeamento". Estes métodos vão possibilitar a) a análise histórica dos conflitos e das lutas por justiça ambiental em Portugal, b) a caracterização da atualidade das lutas ambientais através de um inquérito nacional que incide no período pós-2018, c) a produção de um mapa nacional (semelhante ao Atlas de Justiça Ambiental: ejatlas.org), e d) o desenvolvimento de estudos de caso a selecionar nas regiões Centro, Alentejo e Algarve. Em cada um dos estudos de caso é possível que se venham a utilizar métodos como entrevistas, observação participativa, mapeamento de corpo-território e de saúde ambiental, e percursos para recolha de imagens e sons. 

Um passo inicial que consideramos importante é criar uma comunidade de pares que possa acompanhar e participar no projeto. O grau de envolvimento de cada pessoa depende da vontade, interesse e disponibilidade e da forma que deseje integrar a comunidade de partes. O envolvimento pode acontecer através de: a) ser informado acerca das atividades do projeto e poder identificar oportunidades de engajamento futuras, b) oferecer retroalimentação e perspectivas críticas desde as suas experiências, e/ou c) co-criar uma visão e objetivos em comum para o projeto de acordo com as lutas ambientais estabelecidas em cada território.

Este encontro pretende iniciar esse processo e tem como objetivos:

  • Apresentar o projeto e abrir um primeiro momento de retroalimentação;
  • Refletir sobre oportunidades de se envolver no projeto enquanto participantes da comunidade de pares;
  • Construir um espaço de escuta e aprendizagem mútuas com pessoas envolvidas em lutas pela justiça ambiental nos diversos territórios de Portugal
  • Refletir sobre o papel da universidade e a investigação engajada nas lutas pela justiça ambiental em Portugal

Formato: Híbrido com opção presencial ou online. Evento aberto com inscrição obrigatória (aqui).
Nota: As atividades abertas realizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação, uma vez que tal documento apenas é emitido em eventos que prevejam controlo de acesso e participação pela instituição.

Contacto: ejmapping@ces.uc.pt

Comissão Organizadora (CES-UC): Gustavo García López, Eliane Rapchan, Joana Sousa, Jonas Van Vossole