Projeto de Tese de Doutoramento

As "velhices femininas" navegando por novos sentidos As "velhices femininas" navegando por novos sentidos As "velhices femininas" navegando por novos sentidos As "velhices femininas" navegando por novos sentidos As "velhices femininas" navegando por novos sentidos

Orientação: Clara Keating e Rita Basílio de Simões

Programa de Doutoramento: Estudos Feministas

Os avanços tecnológicos das últimas décadas levaram à emergência de novas práticas de comunicação, em especial as redes sociais digitais onde são produzidos e compartilhados discursos e sentidos sobre os mais diversos temas. Dada a importância da ferramenta digital Instagram como um importante meio de comunicação para a compreensão de mudanças sociais, políticas e econômicas da cotidianidade, é possível validá-la como a ágora contemporânea. Neste consolidado ecossistema midiático emergem os debates sobre as representações e agenciamentos coletivos que afetam diretamente as mulheres, numa demonstração de que as agendas feministas e femininas ampliaram suas ocupações e vozes. Nesta perspectiva, encontram-se, por exemplo, as dinâmicas de representação associadas à idade e ao gênero no combate às marginalizações decorrentes do idadismo.

A relevância desta investigação justifica-se tanto pela ausência histórica de olhares feministas integrados sobre as atitudes etárias sofridas durante o envelhecer feminino, quanto pela compreensão de que as redes digitais funcionam como um ethos que favorece o ativismo identitário e a cidadania. A proposta deste trabalho é a de explorar as dinâmicas discursivas de visibilização e ressignificação do envelhecimento feminino produzidas e negociadas no âmbito do perfil da plataforma digital Instagram intitulado #avosdarazao, criado e voltado para esse público. Trata-se de um estudo de caso exploratório-descritivo, sustentado numa abordagem qualitativa que combina a análise transversal do objeto com base em três perspectivas do conhecimento: os Estudos Feministas, os Estudos do Discurso e os Estudos da Comunicação. O corpus principal da pesquisa constitui-se pelos conteúdos produzidos e circulados no processo de comunicação midiatizada do referido perfil entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024. Analisando as mensagens, marcas textuais e os signos que transitam, tanto na rede social como em suas derivações (vídeos no You Tube, livro publicado, entrevistas para canais de televisão e sites) busca-se perceber como são mobilizadas e gerenciadas novas formas de envelhecer na vida contemporânea. Com um olhar focado nessa performance, a presente pesquisa almeja um enquadramento teórico-metodológico que situe e torne explícitas - em lugares concretos de enunciação - as dinâmicas de reprodução, negociação e resistência associadas às representações dominantes do envelhecimento feminino na contemporaneidade.

Palavras-chave: Envelhecimento e idadismo; Comunicação Digital, Discurso e ressignificação; Instagram; Feminismo.