Maria Filomena Gaspar
Nota biográfica
Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), desde 2013. Membro da linha temática "Risco(s), ecologias, saúde". De 2015 a 2019 fez parte da equipa de coordenação do ex-núcleo de investigação POSTRADE. Investigadora do Laboratório Colaborativo "ProChild CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social", onde representa o CES (http://prochildcolab.pt/en/home/). Doutoramento em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE.UC), em colaboração com o Departamento de Psicologia Experimental de Oxford (co-supervisor Professor Peter Bryant), na temática da intervenção socioeducativa com famílias para a promoção do desenvolvimento da criança. Professora Associada com Agregação da FPCE.UC. Desenvolve investigação nas áreas da educação familiar e parental, do burnout parental e da intervenção socioeducativa baseada em evidência com crianças, jovens e famílias ao nível universal, seletivo (pobreza; exclusão social; reclusão prisional) e indicado (crianças e jovens com problemas de comportamento). Investigadora responsável do projeto financiado pela FCT PTDC/PSI-PED/102556/2008 "Prevention / early intervention behavioral disorders : effectiveness of parental and school programs " (2010-2013). Investigadora no projeto "ISOTIS - Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society" (Grant agreement 727069), Horizon 2020 Call H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016: Reversing inequalities and promoting fairness (Investigadora principal (PI) em 2017-2018). Investigadora no projeto do CES KINDER-Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children´s Education (Financiado pela Comissão Europeia; Coord. Tatiana Moura). Membro português do consórcio internacional Investigation of Parental Burnout (IIPB) (https://www.burnoutparental.com/international-consortium?lang=en).
Últimas Publicações
Artigo em Revista Científica
Major, Sofia O.; Palos, Ana C.; Gaspar, Maria F.; Santos, Ana I. (2024), "Do we get what we expect? A qualitative study of preschool teachers' experiences with the Incredible Years® Teacher Classroom Management program", Children and Youth Services Review, 163, 107782
Artigo em Revista Científica
Gaspar, Maria Filomena Ribeiro da Fonseca (2024), "PORQUÊ FALAR DE EMOÇÕES EM IDADE PRÉ-ESCOLAR?", Revista Conhecimento Online, 2, 3-16
Artigo em Revista Científica
Leitão, Sara M.; Francisco, Rita; Seabra?Santos, Maria João; Gaspar, Maria Filomena (2024), "The process in‐between: Parents' perceptions about how practitioners promote the outcomes of the Incredible Years Basic program", Family Process, 63, 4, 1867-1886