AULA INAUGURAL DOS PROGRAMAS DE DOUTORAMENTO CES-UC
Culture: Foundational Infrastructure for a Democratic Public Life
Justin O'Connor (University of South Australia)
24 de outubro de 2025, 14h30
Auditório, Faculdade de Economia da UC
Nota de boas-vindas por José Manuel Mendes (Diretor da FEUC), Tiago Santos Pereira (Diretor do CES), Teresa Almeida Cravo (FEUC/CES) e Carlos Fortuna (FEUC/CES). Apresentação do conferencista e moderação por Claudino Ferreira (FEUC/CES)
Sobre Justin O'Connor
Justin O'Connor fez doutoramento sobre "Os intelectuais e o povo em França, 1820-1968". Desde então, tem trabalhado no campo da política e da teoria cultural, com um envolvimento cada vez mais crítico com a política cultural, especialmente em torno das "indústrias culturais e criativas" e da ideia de "cidade criativa". Tendo começado em Manchester na década de 1990, o seu trabalho desenvolveu-se para abranger a Europa, a Rússia e a China. O seu livro Red Creative: Culture and Modernity in Modern China foi publicado em 2020. Trabalhou para a UNESCO Expert Facility na Convenção de 2005 e vem trabalhando para desenvolver a agenda das Nações Unidas em torno da cultura como um bem público global e como um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.
Com o seu trabalho no programa Reset (uma colaboração que envolve profissionais da arte e cultura, decisores políticos e académicos das três universidades do Sul da Austrália) e o seu novo livro, Culture is Not an Industry, Justin O'Connor procura mover a política cultural da economia criativa para a sua reafirmação completa como um bem público, afirmando a sua centralidade em qualquer sociedade justa e civilizada. Atualmente trabalha numa história da política cultural desde a década de 1960 e da ascensão da cultura popular, e também na crítica das políticas culturais atuais na Europa e na UNESCO.