Seminário
Cibersegurança, pandemia e «engenharia social»: incursão sobre o lugar da técnica em sociedade
11 de abril de 2025, 17h00-19h00
Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC
A pandemia da Covid-19 pode ser vista como um laboratório social "natural" para compreender a relação entre algumas variáveis técnicas e sociais, nomeadamente o papel que o uso das tecnologias digitais tem na acomodação de dinâmicas sociais e vice-versa, dialogando com a questão tradicional dos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia acerca do modo como se configuram mutuamente a tecnologia e a sociedade.
É esta oportunidade que conduz esta abordagem a realizar um olhar específico sobre o campo da cibersegurança, com atenção a Portugal no contexto da pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021. Propõe-se uma análise sobre um conjunto de indicadores de incidentes de cibersegurança e de cibercrime que representam um momento significativo da segurança no ciberespaço durante a pandemia. O aspeto sob análise refere-se à tensão entre dinâmicas técnicas e sociais no desenrolar das ameaças que emergiram face aos usos do digital. A hipótese forte é a de que a cibersegurança - domínio com elevada sofisticação tecnológica - não é compreensível sem o reconhecimento das suas variáveis sociais.
Nota biográfica
Pedro Xavier Mendonça trabalha no Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e é investigador no UNIDCOM-IADE. No CNCS, é responsável pelo Observatório de Cibersegurança. É licenciado em Filosofia, pela Universidade de Coimbra; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, pelo ISCTE-IUL; e doutorado em Ciências Sociais-Sociologia Geral, pelo ICS da Universidade de Lisboa, onde foi investigador colaborador. Foi PhD visiting student na Universidade de Lancaster, Inglaterra. Os seus interesses de investigação concentram-se nos Estudos Sociais de Tecnologia, com ênfase na relação entre digitalização, comunicação e utilizadores, bem como no papel do comportamento humano na cibersegurança. No ensino superior, ao longo dos anos, foi ministrando aulas em disciplinas das Ciências da Comunicação e das Ciências Sociais, com pendor para os Estudo Sociais de Tecnologia. Foi ainda professor de Filosofia e Psicologia no ensino secundário e de Cidadania na formação profissional.