Seminário

Integração das ciências sociais em projetos de tecnociência: riscos e benefícios

Ana Delicado (ICS-ULisboa)

28 de março de 2025, 17h00-19h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Em linha com as orientações da “Responsible Research and Innovation”, que têm norteado os programas de financiamento europeus para a ciência, os projetos nas mais diversas áreas científicas têm sido encorajados a incorporar uma dimensão de envolvimento de públicos não especialistas. Por outro lado, as controvérsias suscitadas pela emergência de novas tecnologias com riscos mal conhecidos têm chamado a atenção para a necessidade de incorporar estudos de aceitação/aceitabilidade social.

É neste contexto que as ciências sociais têm vindo a ser convocadas a participar em projetos de tecnociência. Se esta participação era mencionada como desejável nas convocatórias de há alguns anos atrás, mais recentemente tem-se tornado praticamente obrigatória.
Numa época de contração do financiamento para as ciências sociais, esta oportunidade de participação em projetos de outras áreas não pode ser se não bem-vinda e uma oportunidade para explorar as colaboraçõesinterdisciplinares. No entanto, não é ausente de riscos. Do “tokenismo” às expetativas de manipulação da opinião pública, da menorização das disciplinas científicas “soft” às questões sobre a neutralidade dos investigadores, são muitos os escolhos que os cientistas sociais têm de navegar neste tipo de projetos.

Esta apresentação visa discutir os riscos e benefícios da participação das ciências sociais, com base na experiência de vários projetos europeus e nacionais em colaboração com equipas de ciências naturais e de engenharia. 


Nota biográfica

Ana Delicado é doutorada em Sociologia e investigadora principal com habilitação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). Tem coordenado projetos de investiga- ção nacionais e a equipa do ICS em projetos europeus sobre temas variados, da comunicação de ciência às associações científicas, das energias renováveis às tecnologias de mitigação de alterações climá- ticas, do envolvimento de crianças e jovens na prevenção do risco de catástrofe às práticas de uso de tecnologias digitais. É docente e coordenadora de unidades curriculares do programa doutoral em Alterações Climáticas e Políticas do Desenvolvimento Sustentável e do Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências. É professora auxiliar convidada no Instituto Superior Técnico, lecio- nando a UC Tecnologia e Sociedade. Tem desenvolvido múltiplas atividades de envolvimento do público com as ciências sociais e é membro da Comissão de Extensão Universitária do ICS.