CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

Participação na mesa redonda "Da participação à acção"

Rita Campos

Outubro de 2025

Rita Campos, co-coordenadora do CC.Edu, participou na Mesa Redonda "Da Participação à Acção: Repensar Territórios, Repensar Vidas", integrada no evento nacional INNO Kids Portugal, que decorreu no dia 18 de Outubro de 2025 no Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra.

O Projeto INNO Kids, desenvolvido no âmbito do programa Erasmus+ (ID KA220-SCH-2B800C18), visa promover uma abordagem sustentável da educação para o design urbano. Pretende dotar professores e educadores de competências, conhecimentos e atitudes necessários para o desenvolvimento de comunidades sustentáveis e para o planeamento urbano sustentável. Paralelamente, procura aumentar a compreensão das crianças sobre a simbiose entre ecossistemas e paisagens urbanas. O projeto é financiado pelo programa Erasmus+ e desenvolvido por um consórcio internacional coordenado por Strom Zivota (Eslováquia), integrando ainda Eco Logic (República da Macedónia do Norte), CASPAE (Portugal), Mine Vaganti NGO (Itália) e Asociatia CFPC Constanta (Roménia).

A Mesa Redonda, moderada por Isabel Duque, co cordenadora do Projeto INNO Kids, reuniu investigadores, professores e técnicos para refletir sobre os desafios da educação e da cidadania ativa para o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.

Enquanto co-coordenadora do CC.Edu, do projecto ATHENE e de outros projectos e iniciativas que convidam à participação activa de crianças em processos colaborativos de intervenção e de construção de conhecimento, Rita Campos partilhou as suas perspectivas num diálogo em torno de questões sobre os contributos da ciência cidadã e da participação comunitária na criação de cidades mais sustentáveis e inclusivas, e especificamente o papel de crianças e jovens no processo de repensar territórios e construir comunidades mais justas, bem como as possibilidades de transformar práticas educativas em acções concretas de cidadania e participação.