CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

O CC.Edu no Encontro Nacional de Ciência Cidadã

Novembro de 2023

Decorreu em Novembro de 2023, em Coimbra, o 4º Encontro Nacional de Ciência Cidadã (ENCC2023). Além da oportunidade de reencontrar ou conhecer pessoas e projectos relacionados com a ciência cidadã, foi também uma oportunidade para partilharmos o trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho em Ciência Cidadã e Educação - CC.Edu, dando especial destaque à colaboração com o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro.

Esta participação do CC.Edu, representado pelas coordenadoras Cláudia Carvalho e Rita Campos, contou com a presença da professora Fátima Rebelo, com quem iniciámos esta colaboração, e com a antiga aluna e nossa co-investigadora Ana Bland. A Ana é actualmente aluna da Universidade de Coimbra, e revelou-nos como os impactos positivos do trabalho que realizou connosco, na realização de um micro-projecto de investigação com a abordagem de ciência social cidadã envolvida, se fazem sentir ainda hoje. Por exemplo, quando tem que preparar os vários trabalhos que são pedidos no âmbito do seu curso.

Estes testemunhos são um importante contributo para a valorização destas abordagens participativas e centradas no desenvolvimento de competências nos alunos e nas alunas.