CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

Ciência Cidadã e Educação: uma reflexão em torno de um projecto piloto

Cláudia Pato de Carvalho

Rita Campos

ENCC2023 - Encontro Nacional de Ciência Cidadã

A relação entre investigação e acção tem marcado a prática de trabalho do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde o seu início, distinguindo-se este centro por uma forte componente de investigação participativa e colaborativa – investigação sobre, na e com a sociedade. Este diálogo crítico e reflexivo tem promovido e mantido diversas ligações internamente, entre as/os suas/seus investigadoras/es, e com pessoas, comunidades e organizações externas. É a partir desta dinâmica de investigação interdisciplinar e comprometida com a sociedade que se tem vindo a desenvolver um novo campo de trabalho especificamente dedicado à promoção desta forma de produzir conhecimento. O conceito de ciência social cidadã envolvida surge neste contexto, procurando juntar duas áreas de trabalho: a ciência social cidadã e a ecologia de saberes. Este conceito surge da reflexão sobre a matriz do trabalho realizado no CES, apoiando-se nos conceitos de Ecologia de Saberes e de Ciência Social Cidadã (Campos, Monteiro, Carvalho, 2021).

O Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação - CC.Edu - constituiu-se para criar um espaço de trabalho que consolida o conhecimento já existente sobre o desenvolvimento de projectos de ciência social cidadã e possibilitar a sua expansão para uma dimensão mais envolvida, em estreita ligação com as comunidades escolares. Entre as suas actividades destaca-se o desenho, implementação e avaliação de um projecto de ciência cidadã no Ensino Secundário, numa parceria com o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro.
Nesta comunicação apresentaremos o processo e os resultados obtidos durante os primeiros dois anos do projecto a partir das perspectivas da academia (equipa de investigação responsável pela componente científica) e das e dos cidadãos (equipa docente e alunas/os). Focaremos a discussão nas lições aprendidas e como estas contribuem para estruturar um modelo para o uso sustentado de uma metodologia de ciência social cidadã envolvida em contextos educativos.