Prémio INA 2023

Isabel Ferreira distinguida com menção honrosa

novembro 2023

Isabel Ferreira, investigadora do Centro de Estudos Sociais, foi galardoada com uma menção honrosa pelo Prémio INA 2023, pela sua tese de doutoramento em Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas (programa FEUC/CES), intitulada "Governação, Cidadania e Participação nas pequenas e médias cidades: estudo comparado entre cidades portuguesas e canadianas".

Orientada por Claudino Ferreira, e apresentada em provas públicas em 26 de julho de 2022, «(…) com base na análise da cultura e das práticas de participação em cada cidade, a tese identifica e problematiza um conjunto de dimensões e componentes centrais para a compreensão dos processos participativos. O estudo permitiu mapear os aspetos críticos que delimitam a eficácia da participação, a amplitude participativa dos processos, o grau de institucionalização e transversalidade e, finalmente, a qualidade de cidadania gerada. Partindo das dimensões e componentes dos processos participativos, foi possível delinear perfis tendenciais de participação e modelos de governação participativa.»

O Prémio INA - Melhor Investigação sobre Administração Pública, tem como objetivo reconhecer e distinguir estudos de investigação anuais na área da Administração Pública. A Edição de 2023, a segunda desta distinção, teve como tema a "Sustentabilidade Social, Económica e Ambiental na Administração Pública", com especial foco em ações sustentáveis, ferramentas inovadoras, políticas públicas e análise de temas específicos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


Sobre a galardoada

Isabel Ferreira é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde integra a Linha Temática "Culturas Urbanas, Sociabilidade e Participação". Investigadora principal e cocoordenadora do projeto TRANS-Lighthouses - Para além do verde - Faróis de soluções transformadoras baseadas na natureza para comunidades inclusivas, projeto europeu financiado pelo Horizon Europe e cocoordenadora do projeto URBiNAT - Healthy corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the cocreation of social,environmental and marketable NBS, projeto europeu financiado pelo H2020.

Desde 2015 colabora com a Agência Executiva para a Investigação (Comissão Europeia) como especialista independente. Entre 2015-2016 integrou a equipa do projeto EMPATIA - Enabling Multichannel Participation Trough ICT Adaptations, um projeto europeu financiado pelo H2020. Doutorada em Sociologia, Cidades e Culturas Urbanas com a dissertação "Governação, cidadania e participação nas pequenas e médias cidades: estudo comparado entre cidades portuguesas e canadianas", com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/129936/2017), Fundação Calouste Gulbenkian e do International Council for Canadian Studies.

Licenciada em Geografia, com especialização em Estudos Ambientais pela Universidade de Coimbra (Portugal), com especialização em Estudos de Impacto Ambiental pela Universidade de Murcia (Espanha), mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

A sua experiência profissional está principalmente ligada ao planeamento local nas áreas ambiental e do ordenamento do território, cultural, educacional e desportiva, tendo exercido funções de técnica superior na Câmara Municipal de Barcelos onde coordenou, colaborou e desenvolveu vários planos e projetos entre 2001 e 2012.