PRÉMIO MELHOR TESE DE DOUTORAMENTO DA FEUC | 2022/2023

Joana Zózimo galardoada pela tese «Entre o perfeito e o possível. Uma etnografia do bom cuidado na doença mental grave em Portugal»

dezembro 2023

Joana Zózimo foi distinguida com o Prémio Fundação Eng. António de Almeida para a melhor tese de doutoramento da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), pelo trabalho «Entre o perfeito e o possível. Uma etnografia do bom cuidado na doença mental grave em Portugal», cuja investigação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Doutoramento em Sociologia da FEUC.

Orientada por Fátima Alves e Sílvia Portugal, e apresentada em provas públicas em 17 de maio de 2022, a tese procurou estudar o que significava o bom cuidado na doença mental grave e como este se concretizava na prática dinâmica de utentes, profissionais e familiares, no contexto das unidades hospitalares que prestam cuidados à saúde mental.

No âmbito deste prémio, Marco Meloni foi também distinguido com uma menção honrosa pelo trabalho «The role of participation in the new models of political party», cuja investigação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Doutoramento «Democracia no Séc. XXI».

Orientada por Giovanni Allegretti, e apresentada em provas públicas em 6 de junho de 2022, a tese procurou investigar o papel do aumento da participação dos/as cidadãos/ãs «em partidos políticos europeus, particularmente comprometidos com a promoção da participação, as suas interpretações dessa participação, os procedimentos participativos, as formas de utilização de tecnologias digitais, bem como a participação intrapartidária promovida pelos partidos políticos na última década. Através de estudos de caso, a presente pesquisa compara processos e ferramentas dentro de dois partidos políticos de âmbito nacional, nomeadamente o Podemos (Espanha) e o Labour Party (Reino Unido).

Sobre a premiada

Joana Zózimo é Gestora de Projetos na Pordata, entre os quais se destaca a supervisão da equipa que atualiza e mantém as bases de dados estatísticos. Presta ainda consultoria científica a diferentes formatos de divulgação de dados como infografias, livros, relatórios e documentários. É doutorada em sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, mestre em sociologia da saúde e licenciada em sociologia pelo ISCTE-IUL. Antes de entrar na FFMS em 2019, foi investigadora e gestora de projetos durante 12 anos, destacando-se o seu trabalho sobre saúde e doença mental no LIGMH da Nova Medical School; psicofarmacologização, ética e metodologias no CIIEM, ou VIH e promoção da saúde no CIES-ISCTE. Entre 2008 e 2016, foi professora assistente convidada das disciplinas de Introdução às Ciências Sociais, Metodologias de Investigação e Sociologia da Saúde, entre outras disciplinas de 1º e 2º ciclo, na Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz.