Grande Prémio de Ensaio da APE

Maria Irene Ramalho vence Grande Prémio de Ensaio da APE

julho 2023

Maria Irene Ramalho © UC_Ana Zayara

De acordo com a informações divulgadas pela Associação Portuguesa de Escritores, Maria Irene Ramalho, investigadora do CES e professora catedrática jubilada da FLUC, venceu, por unanimidade, o Grande Prémio de Ensaio Manuel Gusmão, pela obra "Fernando Pessoa e outros fingidores".

"Trata-se de um ensaio poderoso, refletindo o perfeito domínio quer da obra pessoana, que a autora conhece como poucos, quer da diversidade crítica, literária, filosófica e comparatista utilizada para a abordar", refere o júri em nota de imprensa.

"Fernando Pessoa e outros fingidores"., editado pela Tinta da China, sublinha "o diálogo intenso de Pessoa com a modernidade anglo-americana", lê-se na justificação do júri.

Na introdução, Maria Irene Ramalho explica que todos os ensaios reunidos na obra agora premiada "revelam a preocupação de entender Fernando Pessoa como um astro singular a girar no sistema planetário do universo poético ocidental".

Maria Irene Ramalho, professora jubilada da Faculdade de Letras e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, venceu em 2022 o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, da secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários, com esta mesma obra.

Segundo a APE, esta é a primeira edição do Grande Prémio de Ensaio Manuel Gusmão, com patrocínio da Câmara Municipal de Évora, e tem uma dotação de 12.500 euros.

O prémio destina-se a galardoar anualmente uma obra de ensaio literário, em português e de autor português, publicada em livro.

O júri deste ano foi constituído por Carina Infante do Carmo, Helena Carvalhão Buescu e José Manuel de Vasconcelos.

[Fonte: LUSA]

Sobre a premiada

Maria Irene Ramalho é professora catedrática jubilada da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi coordenadora científica dos programas de doutoramento em Estudos Americanos e em Estudos Feministas até Setembro de 2012. Desde 1999, é International Affiliate do Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Wisconsin-Madison, onde lecionou regularmente como professora visitante. Tem publicado extensamente, em português e em inglês, sobre temas de literatura e cultura de expressão inglesa (com especial incidência na poesia dos Estados Unidos), estudos americanos, literatura comparada, teoria poética, estudos culturais e estudos feministas. Entre as suas atuais áreas de maior interesse, destacam-se os estudos sobre o Modernismo e a Modernidade, estudos comparados sobre poesia, poética e filosofia, teorias dos estudos americanos e teorias do feminismo. Faz parte do conselho editorial de várias revistas de literatura e cultura.