Vítor Murtinho
18.10.1964 - 10.01.2025
Vítor Murtinho, Professor Catedrático do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, foi um dos primeiros docentes do Curso de Arquitetura na Universidade de Coimbra. Integrou o Núcleo de Culturas, Cidades e Arquitetura desde a sua criação em 2007, quando um grupo de professores do DARQ foi convidado a desenvolver a sua investigação no CES.
Vítor Murtinho desenvolveu parte da sua investigação na área da Teoria e da História da Arquitetura, nomeadamente sobre a Representação na Cultura Moderna, centrada, entre outros autores, em Leon Battista Alberti e Filarete. Neste contexto, participou no projeto científico "Alberti Digital" (2010-13), coordenado por Mário Kruger. Investigou também sobre construção sustentável, participando no projeto "SB_STEEL - Sustainable Building Project in Steel", coordenado por Luís Simões da Silva. Como membro da comissão editorial de diversas revistas, realizou diversos artigos com colegas sobre problemas da cultura contemporânea, mormente sobre o património construído de Coimbra.
Foi subdiretor da FCTUC e vice-reitor da UC para as instalações. Neste período, foi responsável, entre demais obras, pela do Colégio da Graça, na Rua da Sofia, e consequente instalação pelo CES e pelo Centro de Documentação 25 de Abril. O seu contributo foi também fundamental para a ampliação das instalações do CES Alta, com a integração das áreas do "ex-IERU" e da "ex-CGD".
A sua dedicação exclusiva à Academia teve sempre reflexos no CES, em resultado de uma investigação que combinava Cultura e Tecnologia e de uma visão estratégica para o património construído da cidade e da Universidade de Coimbra.