Programa de Rádio

Há Vida(s) nesta Cidade #13 com Maria José Canelo e Raquel Lima

30 de abril de 2022, 14h00 (GMT+1)

Rádio Universidade de Coimbra

Apresentação

Isabel Simões, Inês Nascimento Rodrigues e Sílvia Roque conversam com Maria José Canelo e Raquel Lima sobre o papel das artes na luta antirracista.

Décimo terceiro programa de uma parceria da Rádio Universidade de Coimbra com o Centro de Estudos Sociais (CES).  A colaboração vai continuar no programa “Há Vida(s) Nesta Cidade!” e terá lugar no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.

O programa pode ouvir-se em directo em https://www.ruc.pt.


Nota biográfica

Maria José Canelo é investigadora do Centro de Estudos Sociais desde 2002, integrando o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz e Professora Auxiliar na Secção de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Estudos Americanos na Universidade de Nova Iorque, defendendo a tese "Carey McWilliams and the question of cultural citizenship in the 1940s". Obteve os graus de mestrado (em Estudos Anglo-Americanos) e licenciatura (em Línguas e Literaturas Modernas - Inglês e Alemão) na Universidade de Coimbra. Lecciona na Licenciatura em Línguas Modernas, 2º ciclo em Ensino de Inglês e 2º ciclo de Estudo de Cultura, Literatura e Línguas Modernas e 3º ciclo em Línguas Modernas: Literatura, Cultura, Tradução, sendo coordenadora do programa de 2º ciclo em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas, na FLUC. Tem integrado várias equipas de investigação em projectos do NHUMEP, de que destaca "A Representação da Violência e a violência da representação" e "Memória, Violência e Identidade: Novas Perspectivas Comparadas sobre o Modernismo". Os seus actuais interesses de investigação incluem as seguintes áreas e temas: estudos americanos e interamericanos; estudos literários e culturais; questões de identidade nacional e imigração; cidadania cultural; o modernismo e revistas literárias; interculturalidade; estudos visuais.

Raquel Lima é doutoranda do Programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Bolseira FCT. A sua investigação centra-se em Oratura, Escravatura e movimentos afrodiaspóricos. Colabora com o projecto ALICE - Epistemologias do Sul do CES desde 2016. Licenciada em Estudos Artísticos, com especialização em Artes Performativas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008). Foi bolseira da 1ª edição do Programa INOV-ART, organizado pela Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura, no Rio de Janeiro, Brasil (2009) e bolseira Leonardo Da Vinci em Paris, França (2010). Publicou os seus poemas em diversas línguas e tem realizado performances e workshops em torno da poesia oral a nível nacional e internacional, destacando os workshops de poesia, raça e género: para uma escrita poética interseccional. Actualmente é membro do conselho consultivo do projeto de investigação "(DE)OTHERING - Desconstruindo o Risco e a Alteridade: guiões hegemónicos e contra-narrativas sobre migrantes/refugiados e "Outros internos" nas paisagens mediáticas em Portugal e na Europa" do CES. Em 2019 co-coordenou a 7.ª Conferência Afroeuropeans: "Invisibilidades Negras Contestadas" e lançou o livro Ingenuidade Inocência Ignorância (BOCA, Animal Sentimental).


 

 


Programa de Rádio

Há Vida(s) nesta Cidade