PhD Thesis proposal
PEDAGOGIA DA FLORESTA: entre o passado e o futuro da Amazônia brasileira
Supervisor/s: José Manuel Mendes
Doctoral Programme: Territory, Risk and Public Policies
Funding: FCT
Nesta investigação, pretende-se analisar discursos e práticas do Conselho Nacional das Populações Tradicionais
Extrativistas (CNS), no contexto do movimento social extrativista tradicional, na Amazônia brasileira, no período
1985-2022, através de observação e de metodologias baseadas na pesquisa-ação participativa. Por meio de uma
abordagem cronológica, estudar-se-á a atuação de grandes lideranças do CNS ao longo de 37 anos de sua
existência, instituição de fundamental importância para a criação de Unidades de Conservação de Uso Sustentável
e de políticas de desenvolvimento alternativo sustentável. Aprofunda-se também o estudo da luta pela inclusão
ativa e política das mulheres e da juventude extrativista. Em ambos os grupos de sujeitos políticos, identifica-se
primariamente representações que demonstram uma pedagogia específica desses povos da floresta. O projeto
produzirá registos dessa luta social e apoiará a construção de conhecimento reflexivo para os sujeitos pensarem
sobre o passado, ante os desafios e riscos do presente para projetarem um futuro sustentável.
Palavras-chave: Representação coletiva Territorialidade extrativista Proteção da floresta e riscos climáticos
Mulheres e juventude Pedagogia da floresta.