Seminário
Da teoria para as Cosmologias da Literatura: terceiro diálogo
29 de maio de 2025, 14h00 (GMT+1)
Evento em formato digital
Este seminário irá verticalizar as discussões promovidas nos dois diálogos anteriores tendo como escopo a situação da teoria da literatura no Brasil em sua vertente institucionalizada desde a década de 1960. A partir desta reflexão iremos provocar o debate sobre as categorias de amefricanidade de Lélia Gonzalez, Abya Yala organizada por Emil Keme e a Contracolonialidade de Antonio Bispo dos Santos voltadas para uma compreensão da teoria da literatura no Brasil contemporâneo e como as epistemologias ladinoamefricanas podem ressignificar e fissurar a institucionalidade centrípeta desta área do conhecimento.
Programa
1. Retomada do primeiro e segundo diálogos;
2. Situação da teoria da literatura institucionalizada no Brasil;
3.Lélia Gonzalez e a Amefricanidade na literatura ladinoamefricana
Emil Keme: a literatura de Abya Yala
Antonio Bispo dos Santos: contracolonialidade nas Cosmologias da Literatura
Notas biográficas
Moderadora: Patrícia Vieira é Investigadora Sénior no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. As suas áreas de investigação são Literatura e Cinema Ibéricos e Latino-Americanos, Estudos de Utopia e Humanidades Ambientais. Os seus livros mais recentes são States of Grace: Utopia in Brazilian Culture (SUNY, 2018) e o livro co-editado The Mind of Plants: Narratives of Vegetal Intelligence (Synergetic Press, 2021). Está a desenvolver o projeto ECO - Animais e Plantas em Produções Culturais sobre a Bacia Amazónica, financiado por uma bolsa "Consolidator" do Conselho de Investigação Europeu (ERC). Para mais informações: http://www.patriciavieira.net/ Para informações sobre o projeto ECO, consultar: eco.ces.uc.pt
Harlon Homem de Lacerda Sousa é Investigador de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com o projeto "Teoria da narrativa literária numa cosmopercepção contracolonial e amefricana". É professor do curso de Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí - Campus Professor Possidônio Queiroz (UESPI-OEIRAS). Em 2018, defendeu a tese de doutoramento "As Arquitetônicas Sertanejas da Ficção de João Guimarães Rosa".
_________________
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://.zoom.us/j/86991518784 | ID: 869 9151 8784 | Senha: 117049
Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.
As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.